top of page
Bagagem & Cia de Bonecos
Bagagem & Cia de Bonecos
Bagagem & Cia de Bonecos
Bagagem & Cia de Bonecos
Bagagem & Cia de Bonecos
Bagagem & Cia de Bonecos

Histórico do Bagagem & Cia de Bonecos

No começo da década de 80, alguns jovens estudantes do Centro Educacional 02 do Gama (Hoje CEM 02), membros do Grupo de teatro Trapo, assistem espetáculo de teatro de bonecos e se encantam com a linguagem, no palco estava Chico Simões e Carlinhos Babau. E em 05 de Abril de 1983 Airton Masciano, Antônio Carlos dos Santos e Adilson Alves fundam o grupo o grupo Bagagem Cia de Bonecos e estreiam seu primeiro espetáculo dentro da linguagem inspirado no mamulengo “O Cachorro do coronel”. O grupo começa uma pesquisa sobre o teatro de animação e resolve experimentar outras formas distintas dentro da linguagem de teatro de bonecos.

 

O grupo passa por uma renovação em 1984 e tem como membros Airton Masciano, Narciso Quarema, Marcilio Cunha e Adriana Guimarães, nesse momento já começa a adquirir notoriedade em Brasília, participa do Projeto Plateia e faz suas primeiras viagens para cidades de Minas Gerais em festivais de teatro.

 

Em 1986 o grupo tem nova composição, integram o grupo Cristovão Patrício e Marco Augusto Rezende, Airton Masciano permanece. Pouco tempo depois fica na direção do Grupo Airton e Marco. Esta nova formação traz estética e linguagem muito mais elaborada às montagens. O grupo é premiado em vários Festivais e Mostras por todo Brasil e tem presença consolidada dentro do cenário da cultura do DF. Neste momento a preocupação com a cenotécnica também surge e o iluminador e sonoplasta Gilderley Menezes se torna parceiro de primeira hora.

 

Neste período, passam pelo grupo Onildo Junior e Rodrigo Valença que depois da experiência fundam seus próprios grupos e ainda Gabriela Masciano que segue na pesquisa de confecção, entre outros nomes, que passam pela Cia e continuam de alguma forma na área cultural. O Grupo busca texto de autores do DF, além de produzir dramaturgia própria, desenvolveu projetos em parceria com os diretores Graça Veloso, Xico Costa, Fernando Fernandes, José Carlos Lacerda e a atriz Lúcia Corrêa, e outros tantos talentosos e experientes artista locais. O cantor e compositor Carlinhos Piauí compõem trilhas de vários espetáculos da CIA e participa da peça ”Bicho folharal” em 2003.

 

Marco Augusto sai do grupo em 2004, depois de quase 02 décadas de sucesso, criação e premiações, funda o grupo Voar Teatro de Bonecos. O Bagagem cria um espaço cultural no Setor Central do Gama e chegam novos membros: Leda Carneiro e Eudes Leão, hoje dirigentes do Grupo.

 

O espaço se firma na cidade e a equipe cresce. Chegam Vitor Hugo Costa, Loyane Marques, Cristiano Alves, Katianne Leão, Ravel Mesquita, João Veloso, Heitor Nascimento, Arthur Costa e Wesley Barbosa.

 

Hoje o grupo mantém o Espaço Cultural Bagagem, o Teatro Móvel - caminhão palco- onde difunde seu trabalho teatral e de outros grupos do DF, está com dois projetos de montagem em processo, conta com 05 espetáculos do repertório. Contudo, a continuidade deste projeto se deve a persistência e, porque não dizer, teimosia de Airton Masciano, fundador desta companhia de sonhos e brincadeiras e ao público que ao longo destes 33 anos continua se divertido e apreciando o fazer da Cia.

Se você tem uma informação sobre alguma dessas fotos que queira compartilhar conosco então vá ao nosso álbum no Facebook e adicione sua sugestão de legenda, comentário etc. desde já agradecemos a parceria na construção da memória da cultura da cidade do Gama.

Segue o link do álbum com as fotos no Facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.234288046917649.1073741837.120594948286960&type=1&l=d731dd6c48

© 2016 João Breyer Produções Culturais

  • s-facebook
bottom of page